O QUE É INTEGRAÇÃO SENSORIAL (IS)?
É a organização feita pelo SNC de todas as sensações recebidas do ambiente a fim de possibilitar a criança planejar suas ações do cotidiano. Ou seja, informações captadas pelos sistemas sensoriais (visual, auditivo, tátil, olfativo e gustativo), vestibular e proprioceptivo (gravidade, equilíbrio, posicionamento do corpo e seu movimento), são agrupadas e organizadas para um plano de ação, possibilitando uma resposta adaptativa.
A Disfunção de Integração Sensorial
Ocorre quando a criança não recebe essas informações de forma adequada, seu cérebro não recebe o “alimento” de que necessita. Nesse caso, podemos dizer que existe uma Disfunção da Integração Sensorial (DIS) que traz prejuízos na aprendizagem, desenvolvimento neuropsicomotor, autoestima e relacionamento social.
Quando há suspeita de que a criança apresenta DIS, é indicada uma avaliação por Terapeuta Ocupacional com formação nessa área.
A motivação da criança e o brincar são as ferramentas utilizadas na terapia de integração sensorial. Com um ambiente sensorial enriquecido, ela pode desenvolver o seu potencial cognitivo, associado a recomendações de uma “dieta sensorial” para casa e escola através de atividades e brincadeiras que ajudam a criança a perceber melhor o mundo ao seu redor.
ALGUNS SINAIS DE DISFUNÇÃO DA INTEGRAÇÃO SENSORIAL NA CRIANÇA
* Dificuldade de Aprendizagem;
* Alteração tônus muscular, resultando em alteração postural e desempenho durante as atividades;
* Dificuldade na coordenação motora e equilíbrio;
* Déficit na coordenação entre os dois lados do corpo. Ex: nas atividades de cortar, escrever, jogar bola;
* Comportamento Impulsivo ou dispersivo;
* Atenção de curta duração, ou seja, dificuldade em focar nas tarefas;
* Lentidão ao desempenhar ou aprender tarefas motoras novas. Desajeitada, bate-se nas coisas ou cai muito parecendo não ver os obstáculos no caminho;
* Comportamento hiperativo;
* Hiposensibilidade ou Hipersensibilidade ao toque, ao movimento, aos estímulos visuais e auditivos;
* Criança com alteração alimentar: só aceita alimentos com certo tipo de textura, consistência ou na mesma temperatura;
* Dificuldade em usar e entender linguagem, resultando em problemas na fala, leitura e escrita;
* Apresenta medo excessivo;
* Apraxia - dificuldade para planejar os movimentos e estabelecer uma sequência de tarefas;
* Apraxia da Fala;
* Baixa autoestima;
A Terapia de Integração Sensorial é utilizada em crianças e adolescentes com:
* Disfunção Sensorial
* Distúrbio de Aprendizagem
* Lesão neurológica
* Paralisia Cerebral
* TDAH
* DDA
* Autismo
* Síndrome de Down
* Síndromes Genéticas
* Atraso de Desenvolvimento Neuropsicomotor
* Transtornos Invasivos de Desenvolvimento
* Déficit Cognitivo
***A TERAPIA DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL É REALIZADA SOMENTE PELO PROFISSIONAL TERAPEUTA OCUPACIONAL.
Daniela Zimmer
CRFa 7-10869-2
CREFITO 5/3751-TO
Terapeuta Ocupacional, graduada pelo IPA – Porto Alegre em 1993.
Fonoaudióloga, graduada pela Universidade de Franca – SP em 2000.
Especialização em Intervenção Precoce no Hospital Santo Antônio / Santa Casa em Porto Alegre.
Especialização em Motricidade Oral pelo CEFAC.
Especialização em Linguagem pelo CEFAC.
Especialização em Fonoaudiologia Hospitalar – Disfagia pela Universidade Estácio de Sá.
Certificação Internacional em Integração Sensorial pela USC- University Southern California – Departament Occupational Science e WPS – Western Psychological Services.
Certificação Internacional em Integração Sensorial pela CLASI Collaborative for Leadership in Ayres Sensory Integration/ 2018
Certificação Internacional no Modelo DIR Floortime / DIR 201 - 2019
Daniela Sumie Yasui
CREFITO 5/ 5363-TO
Daniela Sumie Yasui
CREFITO 5/ 5363-TO
Terapeuta Ocupacional Graduada pelo Centro Universitário Metodista Instituto Porto Alegre do Rio Grande do Sul (IPA-RS)
Terapeuta Ocupacional na empresa ACADEF OFICIAL - Associação Canoense de Deficientes Físicos
Formação Conceito Neuro Evolutivo Bobath
Baby Course – Bobath
Formação em Estimulação Precoce e Desenvolvimento Infantil
Formação em Integração Sensorial
CRISTINA PAIVA DIAS PEREIRA
CREFITO 10756-TO
Terapeuta Ocupacional graduada pela UCB Universidade Castelo Branco – RJ 2007
Especialização em Informática na Educação UCB
Formação Conceito Neuroevolutivo Bobath
Formação GMFM
Basic Course PNF1+PNF2
Knesio Taping
Mobiliário Adaptado em PVC
Advanced TheraSuit Method
Curso Bebê- Avançado Conceito Neuroevolutivo Bobath
Contensão Induzida – TCI
Curso Básico Método Therapy Taping – Conceito de Estimulação Tegumentar
Avançado Eletroestimulação
Adequação Postural/Funcional de cadeira de Rodas
Certificação Internacional em Integração Sensorial pela CLASI Collaborative for Leadership in Ayres Sensory Integration/ 2018